Planilha modelo – plano de aula

Modelo-Plano-de-Aulas-2012

6. Planejamento Escolar é o planejamento global da escola, envolvendo o processo de reflexão, de decisões sobre a organização, o funcionamento e a proposta pedagógica da instituição. “É um processo de racionalização, organização e coordenação da ação docente, articulando a atividade escolar e a problemática do contexto social” (LIBÂNEO, 1992, p. 221).

PLANO É

     1. Plano é um documento utilizado para o registro de decisões do tipo: o que se pensa fazer, como fazer, quando fazer, com que fazer, com quem fazer. Para existir plano é necessária a discussão sobre fins e objetivos, culminando com a definição dos mesmos, pois somente desse modo é que se pode responder as questões indicadas acima.
O plano é a “apresentação sistematizada e justificada das decisões tomadas relativas à ação a realizar” (FERREIRA apud PADILHA, 2001, p. 36). Plano tem a conotação de produto do planejamento.
Plano é um guia e tem a função de orientar a prática, partindo da própria prática e, portanto, não pode ser um documento rígido e absoluto. Ele é a formalização dos diferentes momentos do processo de planejar que, por sua vez, envolve desafios e contradições (FUSARI, op. cit.).

     2. Plano Nacional de Educação é “onde se reflete toda a política educacional de um povo, inserido no contexto histórico, que é desenvolvida a longo, médio ou curto prazo” (MEEGOLLA; SANT’ANNA, 1993, p. 48).

     3. Plano Escolar é onde são registrados os resultados do planejamento da educação escolar. “É o documento mais global; expressa orientações gerais que sintetizam, de um lado, as ligações do projeto pedagógico da escola com os planos de ensino propriamente ditos” (LIBÂNEO, 1993, p. 225).

     4. Plano de Curso é a organização de um conjunto de matérias que vão ser ensinadas e desenvolvidas em uma instituição educacional, durante o período de duração de um curso. Segundo Vasconcellos (1995, p. 117), esse tipo de plano é a “sistematização da proposta geral de trabalho do professor naquela determinada disciplina ou área de estudo, numa dada realidade”.

     5. Plano de Ensino “é o plano de disciplinas, de unidades e experiências propostas pela escola, professores, alunos ou pela comunidade”. Situa-se no nível bem mais específico e concreto em relação aos outros planos, pois define e operacionaliza toda a ação escolar existente no plano curricular da escola. (SANT’ANNA, 1993, p. 49).

fonte: BAFFI, Maria Adelia Teixeira. O planejamento em educação: revisando conceitos para mudar concepções e práticas. In.: BELLO, José Luiz de Paiva. Pedagogia em Foco, Petropólis, 2002. Disponível em: http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/fundam02.htm  Acesso em: 27/01/2012

Sobre libanioabgo

Trata-se de instituição de ensino pública da rede oficial do estado, denominada Escola Estadual Manoel Libânio, única a oferecer a modalidade de Ensino Médio e por longa data (até a municipalização, 1997) fora a única escola da região. É considerada referência no município com expressiva qualidade do ensino, que além de seus munícipes recebe alunos dos bairros periféricos de Goiânia e circunvizinhos do Município, como Setor Rio Branco, Alphaville e Buena Vista. Conta neste ano letivo de 2011 com um total de pouco menos de 511 alunos matriculados em 20 turmas, distribuídas nos três turnos; 25 docentes em efetiva regência de sala e 25 servidores administrativos, segundo informes da Secretaria Geral/SIGE da escola, em agosto/2011. Em seus instrumentos norteadores de trabalho, tanto o Projeto de Desenvolvimento da Escola quanto em seu Projeto Político, vê-se a preocupação docente com o aspecto informativo e formativo de seu alunado ao contemplar dentre outros, projetos de inclusão digital e social, e projetos ambientais.
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