Avaliação Diagnóstica

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avaliação diagnóstica
É uma avaliação pedagógica e não punitiva, que vai além da prova clássica, cujo objetivo é contabilizar acertos e erros, conforme definido por Yves de la Taille, professor do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Com a avaliação diagnóstica, o professor deve ser capaz de chegar à matriz do erro ou do acerto, interpretando a produção do aluno.

De acordo com a avaliação diagnóstica, o professor precisa localizar, num determinado momento, em que etapa do processo de construção do conhecimento encontra-se o estudante e, em seguida, identificar as intervenções pedagógicas que são necessárias para estimular o seu progresso. Esse diagnóstico, onde se avalia a qualidade do erro ou do acerto, permite que o professor possa adequar suas estratégias de ensino às necessidades de cada aluno.

A idéia de avaliação diagnóstica surgiu a partir da abolição da repetência no ensino fundamental nas escolas públicas, com a chamada progressão continuada, implantada com base nas recomendações contidas na Lei de Diretrizes e Bases (LDB) de 1996.

Citação bibliográfica:
MENEZES, Ebenezer Takuno de; SANTOS, Thais Helena dos.”Avaliação diagnóstica” (verbete). Dicionário Interativo da Educação Brasileira – EducaBrasil. São Paulo: Midiamix Editora, 2002, http://www.educabrasil.com.br/eb/dic/dicionario.asp?id=77, visitado em 31/1/2012.

Sobre libanioabgo

Trata-se de instituição de ensino pública da rede oficial do estado, denominada Escola Estadual Manoel Libânio, única a oferecer a modalidade de Ensino Médio e por longa data (até a municipalização, 1997) fora a única escola da região. É considerada referência no município com expressiva qualidade do ensino, que além de seus munícipes recebe alunos dos bairros periféricos de Goiânia e circunvizinhos do Município, como Setor Rio Branco, Alphaville e Buena Vista. Conta neste ano letivo de 2011 com um total de pouco menos de 511 alunos matriculados em 20 turmas, distribuídas nos três turnos; 25 docentes em efetiva regência de sala e 25 servidores administrativos, segundo informes da Secretaria Geral/SIGE da escola, em agosto/2011. Em seus instrumentos norteadores de trabalho, tanto o Projeto de Desenvolvimento da Escola quanto em seu Projeto Político, vê-se a preocupação docente com o aspecto informativo e formativo de seu alunado ao contemplar dentre outros, projetos de inclusão digital e social, e projetos ambientais.
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