Horário de aulas – matutino-vespertino-noturno

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Administrar o tempo, em última instância, é planejar estrategicamente a nossa vida. Para isso, precisamos,

  1. em primeiro lugar, saber aonde queremos chegar (definição de objetivos). Onde quero estar, o que quero ser, daqui a 5, 10, 25, 50 anos?
  2. O segundo passo é começar a estrategiar: transformar objetivos em metas (com prazos e quantificações) e decidir, em linhas gerais, como as metas serão alcançadas.
  3. O terceiro passo é criar planos táticos: explorar as alternativas específicas disponíveis para se chegar aonde queremos chegar, escolher fontes de financiamento (emprego, em geral, é fonte de financiamento), etc.
  4. Em quarto lugar, fazer o que tem que ser feito. Durante todo o processo, precisamos estar constantemente avaliando os meios que estamos usando, para verificar se estão nos levando mais perto de onde queremos vamos querer estar ao final do processo. Se não, troquemos de meios (procuremos outro emprego, por exemplo).

Mas tudo começa com uma verdade tão simples que parece uma platitude: se você não sabe aonde quer chegar, provavelmente nunca vai chegar lá – por mais tempo que tenha.

Quando o nosso tempo termina, acaba a nossa vida. Não há maneira de obter mais. Por isso, tempo é vida. Quem administra o tempo ganha vida, mesmo vivendo o mesmo tempo. Prolongar a duração de nossa vida não é algo sobre o qual tenhamos muito controle. Aumentar a nossa vida ganhando tempo dentro da duração que ela tem é algo, porém, que está ao alcance de todos. Basta um pouco de esforço e determinação.

saiba mais.
(*) Este artigo é resumo, feito em 1998, de um livreto, Administração do Tempo, que escrevi em 1992.


© Copyright by Eduardo Chaves

fonte: http://www.chaves.com.br/TEXTSELF/MISC/timemgt2.htm, acessado em 01/022012


Last revised: 02 May 2004

Sobre libanioabgo

Trata-se de instituição de ensino pública da rede oficial do estado, denominada Escola Estadual Manoel Libânio, única a oferecer a modalidade de Ensino Médio e por longa data (até a municipalização, 1997) fora a única escola da região. É considerada referência no município com expressiva qualidade do ensino, que além de seus munícipes recebe alunos dos bairros periféricos de Goiânia e circunvizinhos do Município, como Setor Rio Branco, Alphaville e Buena Vista. Conta neste ano letivo de 2011 com um total de pouco menos de 511 alunos matriculados em 20 turmas, distribuídas nos três turnos; 25 docentes em efetiva regência de sala e 25 servidores administrativos, segundo informes da Secretaria Geral/SIGE da escola, em agosto/2011. Em seus instrumentos norteadores de trabalho, tanto o Projeto de Desenvolvimento da Escola quanto em seu Projeto Político, vê-se a preocupação docente com o aspecto informativo e formativo de seu alunado ao contemplar dentre outros, projetos de inclusão digital e social, e projetos ambientais.
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